quinta-feira, 15 de setembro de 2011







Quer se Aposentar?


Todos nós sabemos que estatisticamente a mulher vive mais que o homem, ela também é mais ‘conservada’ na aparência, mais do que o homem, se mantém mais jovem por mais tempo devido a sua vaidade interior e exterior. Mas se a mulher tem a sua média de vida mais longa que a do homem, porque a mulher se aposenta antes do homem?
Bem, entendamos as regras primeiro: segundo as regras da aposentadoria os trabalhadores podem requerer o benefício ao completar 35 anos de contribuição para o INSS, no caso dos homens e 30 anos, no caso das mulheres. Os professores podem dar entrada no pedido ao completar 30 anos (se homem) e 25 anos (se mulher). Nesses casos não há limite para idade.
Quando a aposentadoria é a chamada Proporcional os trabalhadores que não completaram o tempo exigido também podem pedir a aposentadoria proporcional, mas neste caso, é preciso ter no mínimo 53 anos de idade, se homem e 48 anos, se mulher. Além de receber um valor menor, é preciso pagar um pedágio (um tempo de contribuição adicional, referente a 40% do tempo que ainda falta para completar o requisito).
Existe um valor teto para a aposentadoria, o valor máximo pago pelo INSS está em R$ 3.039,99. Mas dificilmente um segurado consegue receber o teto por causa do Fator Previdenciário, mecanismo de cálculo que considera a idade do trabalhador ao solicitar o benefício, o tempo de contribuição, a alíquota de contribuição e a expectativa de vida, ou seja, quem será que consegue receber esse valor?
Para maiores detalhes sobre aposentadoria ou agendamento de atendimento você pode ligar para o telefone: 135 ou entrar no site: www.previdencia.gov.br.
Após lermos sobre essas regras da aposentadoria, vejamos que considerações finais nós chegamos. Alguém sabe dizer afinal porque o homem se aposenta 5 anos de diferença da mulher? Se vivemos num país que prega a igualdade entre os gêneros, porque há ainda diferença nesses casos? Se há diferença nesses casos, não se espera que haja diferença em muitos outros casos de gêneros? Haverá sim igualdade de gênero quando no país que vivemos souberem entender que somos realmente iguais, independente do sexo, independente da cor, independente de qualquer coisa. Ao aceitarmos isso seremos iguais.
A iniciativa deve partir de todos nós cidadão sem esperar que o governo faça isso, lembrando que o governo existe a partir do momento que nós os elegemos, nós é quem escolhemos e ditamos as regras do país e se é assim e lá está sentado quem nós queremos, então porque aceitamos que se estabeleçam regras erradas e aceitamo-las como certas e sobrepomos a partir do nosso trabalho ou idade uma regra de gênero?
Não deveríamos então todos nos aposentar com a mesma idade se somos todos iguais?
Se quisermos ser pessoas respeitadas pelo que pensamos, pelo que somos, pelo que queremos, tem que partir de nós cidadão a ideia de que os gêneros devem ser considerados iguais em todas as regras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário